Desenvolvimento, Crescimento Económico.


O desenvolvimento económico significa o crescimento de riqueza dentro de um determinado país, como também das pessoas que residem no mesmo, ou seja, é a acumulação de capitais individuais ou públicos. O crescimento é também o aumento da produção nacional pela remuneração recebida pelos que participam na actividade económica, são eles os trabalhadores que gerem riqueza trabalhando numa determinada área ou serviço. No processo de desenvolvimento económico é preciso que ajustes institucionais, fiscais e jurídicos sejam feitos, incentivos para inovações e investimentos, assim como fornecer condições para um sistema eficiente de produção e distribuição de bens e serviços a toda a população. Se tal não é feito o desenvolvimento não acontece.
Existem vários tipos de crescimento económico e é necessário fazer a distinção entre eles. A forma mais clássica e tradicional de se medir o crescimento de um país é medir o crescimento do seu produto interno bruto (PIB). Na economia demonstra-se que há uma relação directa entre o nível de investimentos (a formação de capital fixo -FBKP) de um país e o ritmo de crescimento do seu PIB. Essa relação pode entender-se de forma intuitiva: é só com o aumento da capacidade produtiva (mais fábricas, mais geração de energia, mais empregos) que se consegue obter um aumento sustentável na renda de um país.
800px-UN_Human_Development_Report_2009.png
pib3.jpg(Distribuição dos países desenvolvidos 2009).

















(PIB per capita na União Europeia em 1999).



Desenvolvimento, Crescimento em Portugal

Com um passado predominantemente agrícola, actualmente e devido a todo o desenvolvimento que o país registou, a estrutura da economia Portuguesa baseia-se nos serviços e na indústria, que representam 67,8% e 28,2% do VAB. A agricultura portuguesa está bem adaptada devido ao clima, relevo e solos favoráveis. Nas últimas décadas, intensificou-se a modernização agrícola, embora ainda cerca de 12% da população activa trabalhe na agricultura. As oliveiras (4000 km²), os vinhedos (3750 km²), o trigo (3000 km²) e o milho (2680 km²) são produzidos em áreas bastante vastas. Os vinhos (especialmente o Vinho do Porto e o Vinho da Madeira) e azeites portugueses são bastante apreciados devido à sua qualidade. Também, Portugal é produtor de fruta de qualidade seleccionada, nomeadamente as laranjas algarvias, a pêra-rocha da região Oeste, a cereja da Gardunha e a banana da Madeira. Outras produções são de horticultura ou floricultura, como a beterraba doce, óleo de girassol e tabaco.
Desde 1985, o país entrou num processo de modernização num ambiente bastante estável (1985 até à actualidade) e juntou-se à União Europeia em 1986. Os sucessivos governos fizeram várias reformas, privatizaram muitas empresas controladas pelo Estado e liberalizaram áreas-chave da economia, incluindo os sectores das telecomunicações e financeiros. Portugal desenvolveu uma economia crescentemente baseada em serviços e foi um dos onze membros fundadores da moeda europeia – o Euro – em 1999. Começou a circular a sua nova moeda em 1 de Janeiro de 2002 com 11 outros estados membros da União Europeia. O crescimento económico português esteve acima da média da União Europeia na maior parte da década de 1990. O PIB per capita ronda os 76% das maiores economias ocidentais europeias. A lista ordenada anual de competitividade de 2005 do Fórum Económico Mundial (WEF – World Economic Forum), coloca Portugal no 22º lugar, à frente de países como a Espanha, Irlanda, França, Bélgica e da cidade de Hong Kong. Esta classificação representa uma subida de dois lugares face à posição de 2004. No contexto tecnológico, Portugal aparece na 20ª posição da lista e na rubrica das instituições públicas, Portugal é 15ª melhor. Em parte, com o recurso a fundos da União Europeia, o país fez nas duas últimas décadas investimentos avultados em várias infra-estruturas, dispondo hoje de uma extensa rede de auto-estradas e beneficiando de boas acessibilidades rodoviárias e ferroviárias. Assim, concluímos que nas ultimas décadas graças aos grandes investimentos e aos cuidados que o país tem tido, Portugal tornou-se num país desenvolvido.

vest_grafico_124.jpg


Fontes: várias paginas do site: www.Wikipedia.com
http://web.ccdr-alg.pt/sids/indweb/indicador.asp?idl=143&idt=20
www.portugal-live.net

___
AVALIAÇÃO: Tema interessante; esforço de organização da informação. Falta compreensão de conceitos e sua relação (Suficiente)- lmadurei lmadurei Nov 9, 2009